Piauí - Um dos Melhores artesanato do Brasil

30-03-2009 15:46

 

Nove unidades de produção artesanal do Piauí foram selecionadas pelo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Suzana Prado

Divulgação

Peças em cerâmica estão entre as selecionadas pelo Top 100

Teresina - Os artesãos do Piauí têm muito o que comemorar no dia 19 de março, data dedicada à atividade. É que nos últimos anos, o setor artesanal do Estado vem conquistando o reconhecimento do mercado. Um exemplo disso é que o Sebrae contemplou nove unidades de produção artesanal do Piauí no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, garantindo ao Estado o primeiro lugar no ranking da seleção.

O Top 100 é uma iniciativa para dar maior visibilidade à atividade de milhares de artesãos brasileiros que geram trabalho e renda no País. Nessa segunda edição do Top 100 foram contempladas as seguintes unidades produtivas do Estado: Associação das Bordadeiras da Central de Compras de Teresina, Associação Artesãos de Pedro II, Ateliê de Prata, em Pedro II; Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, de Ilha Grande; Cerâmica Artesanal Serra da Capivara Ltda, de São Raimundo Nonato; Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, de Teresina; Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II; Opalas de Pedro II; e Trapos e Fiapos, de Teresina.

“É louvável vermos que o artesanato piauiense a cada dia se destaca nos cenários regional e nacional. Nosso artesanato é organizado, possui qualidade e revela toda a cultura popular do Piauí. Estar no Top 100 é motivo de orgulho e de que precisamos trabalhar mais e melhor para o desenvolvimento desse segmento, que gera trabalho e incremento de renda”, declara o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

Grau de inovação dos produtos, adequação econômica dos produtos, adequação ergonômica dos postos de trabalho, adequação ambiental, eficiência produtiva, adequação cultural, adequação logística, qualidade percebida, práticas comerciais, responsabilidade social. Esses foram os critérios utilizados para escolher as 100 melhores unidades produtivas de artesanato do País.

“Estar no Top 100 e ser o primeiro da lista mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é artesanato de qualidade, criativo e que atende todas as exigências de um mercado competitivo. Além do mais, aumenta a nossa responsabilidade em trabalharmos ainda mais para tornar essa cadeia mais produtiva em termos de geração de trabalho, acesso a novos mercados e aumento de renda”, afirma o superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

A atividade artesanal no Piauí possui diversas tipologias a exemplo dos bordados, cestaria e trançados, jóias artesanais, tecelagem e cerâmica. O ofício que é passado de pai para filho, conta atualmente com a participação de cerca de 30 mil pessoas de várias regiões do Estado. De acordo com dados do Sebrae no Piauí, a renda média dos artesãos varia entre dois a três salários mínimos ao mês.

Os artesãos piauienses concorreram com mais de mil unidades de produção artesanal de todo o País. “O Piauí ficou em primeiro lugar em quantidade de empreendimentos. Isso revela a organização e estruturação do setor, ou seja, temos a capacidade de nos colocarmos num mercado extremamente competitivo”, garante a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo Cunha.

Para a presidente da Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, de Ilha Grande, Maria do Socorro Galeno, estar entre os 100 melhores do País já é uma vitória. “Nós passamos por uma seleção muito concorrida. Isso reconhece o nosso trabalho, dando referência de que a renda de bilro fabricada pela associação é bonita e de qualidade”, afirma.

Na opinião da gerente da Cerâmica Artesanal Serra da Capivara Ltda, de São Raimundo Nonato, Girleide Oliveira, o Prêmio Top 100 colabora na divulgação dos produtos e também na comercialização. “É uma referência de reconhecimento pelo trabalho que fazemos e também contribui para a comercialização das nossas peças. A nossa cerâmica está nas melhores casas do País que vendem peças decorativas e utilitárias”, ressalta Girleide. A cerâmica com inspiração rupestre da Serra da Capivara é comercializada para São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí - (86) 3216-1305
Gerente Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956
Licença
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

—————

Voltar